Como remover vírus do Android?

Uma das plataformas dominantes nos dias de hoje, o Android é um dos principais alvos de ataques de vírus. O fato de ser um sistema comum, vendido em larga escala e aberto colaboram para que seja alvo destes vírus tecnológicos.

Recomendo que leia o post “Como instalar um antivírus em meu celular com Android?” e veja como se prevenir de ataques maliciosos.

Mas se, independente de você ter se prevenido ou não, o fato é que seu Android está com vírus e precisa de reparação. Vejamos alguns passos básicos, e que geralmente dão resultados satisfatórios, para remover o malware do seu celular.

Capturar5 Como remover vírus do Android?

Os vírus no Android se manifestam de diferentes formas, sendo a mais comum o uso de aplicativos não oficiais. Então, em muitas vezes, você vai precisar apenas remover o aplicativo infectado.

Alguns vírusmalwares podem ser removidos apenas escaneando o seu aparelho usando um antivírus de seu computador. Você pode fazer isso conectando o seu celular ao computador e varrendo ele do mesmo modo que faria com um pen drive.

Um dos modos para remover problemas mais complexos é a utilização de antivírus que podem ser encontrados no Google Play. Atualmente temos alguns como o Lookout, AVG, Avast e diversos outros. O processo de utilização do antivírus é simples, geralmente basta você baixar uma das opções e seguir os seguintes passos:

Passo 1: Procure por “Avast” no Google Play;

Passo 2: Clique em “Instalar”;

Passo 3: Abra o aplicativo de antivírus;

Passo 4: Clique em “Virus Scanner”;

Passo 5: Caso ele encontre alguma ameaça, você uma relação dos arquivos infectados e a opção “Resolve All”;

Passo 6: Caso queira remover todos, clique em “Remove All”, você verá uma tela semelhante a de baixo;

Passo 7: Clique em “Yes” para remover os arquivos infectados.

Casos extremos

Em casos extremos, onde nenhuma das soluções mostradas acima ajudam, é possível ainda tomar uma atitude extrema: você pode acessar as configurações de seu aparelho e restaurar as configurações de fábrica, mas cuidado isso irá apagar todos os dados de seu aparelho.

Capturar4 Como remover vírus do Android?

Para fazer isto, siga os seguintes passos:

Passo 1: Acesse o aplicativo “Configurações” do seu dispositivo Android;

Passo 2: Procure pela opção “Fazer backup e redefinir”. Esta opção pode ter diferentes nomes dependendo da marca e modelo de seu aparelho;

Passo 3: Selecione “Configuração Original”. Esta opção pode ter diferentes nomes dependendo da marca e modelo de seu aparelho também;

Passo 4: Você agora vai ser avisado de que todos os dados do telefone serão deletados, então tenha certeza de ter guardado e feito backup de todos os arquivos;

Passo 5: Nesta tela você deve encontrar uma opção para também limpar o “Armazenamento Externo” ou o “Cartão SD”, dependendo do modelo está opção poderá vir com nomes diferentes. Recomenda-se que marque ela também, para apagar definitivamente tudo;

Passo 6: Clique em “Redefinir telefone” e o seu telefone irá reiniciar. Quando voltar, estará zerado como se tivesse acabado de sair da caixa, e livre dos vírus.

Essas foram algumas dicas para remover de vez um vírus do seu celular. E você? Já teve seu android infectado? Como removeu? Comente e compartilhe sua experiência, pode servir para muitos outros usuários.


Nathanael Ferreira

Nathanael Ferreira

Nathanael Ferreira, mineiro, 17 anos. Apaixonado por Códigos (não, não o mate!), Nerd não assumido, e simpatizante com Android e mundo Mobile.


Postagens Relacionadas

Samsung Galaxy Tab 3 – Ótimo desempenho e Excelente custo benefício

O Galaxy Tab 3 é um tablet da Samsung com ótimo desempenho. Ele vem com tela de 7 polegadas e

Smartphone Sony Xperia U com Android 2.3

O Smartphone Sony Xperia U com Android 2.3 é mais uma prova de que a Sony Ericsson entrou de vez

LG Optimus L3 II – Aparelho Android versátil, bonito e barato

A LG não quis ficar de fora da briga entre “Xing Lings” que oferecem de tudo, como TV analógica, Leitor

2 comentário

Escreva um comentário:
  1. Blog do Marcus Ayres
    Blog do Marcus Ayres 26 abril, 2013, 17:33

    Não uso mais o Avast por ele ter deixado passar 3 vírus pro meu Galaxy SIII. Recomendo a utilização do AVG. Parabéns pelo post e pelo Blog, também!

    Reply this comment
    • Gabriel Martins
      Gabriel Martins 26 abril, 2013, 18:49

      Legal Marcus, valeu mesmo por compartilhar. Nunca confiei em nenhuma versão do Avast (pc ou mobile), mas ate agora não tive problema no aparelho que uso, mas acho que vou pensar em instalar o AVG.
      Abraço!

      Reply this comment

Porque não aproveita e faz um comentário sobre a postagem?

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*